O corredor Edgar, nascido em Ibititá-BA, encerrou sua carreira de atleta Olímpico em 2003 e começou atuar na gestão de esportes e organização de mega eventos esportivos junto ao Comitê Olímpico Brasileiro, Confederação Brasileira de Atletismo e Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro.
Graduado em Educação Física com pós graduação em Administração e Marketing Esportivo pela UGF-RJ. É Especialista em periodização do treinamento para atletas corredores de pista e rua em todas as faixas de idades. Nos anos de 2016/17, foi Gerente de Esportes do Centro Nacional de Treinamento – CNTA/RJ; em 2011 foi Coordenador Esportivo no programa de descoberta de jovens talentos (10 a 17 anos) Brasil Vale Ouro da Fundação Vale: Atletismo, Futebol e Judô.
Edgar é um verdadeiro estudante das modalidades no atletismo, conhecedor da metodologia do treinamento esportivo da maioria dos técnicos brasileiros e internacionais. Também, é um profundo pesquisador das ciências que envolvem o estudo da prática esportiva, como: fisiologia do exercício, psicologia do esporte, nutrição esportiva e biomecânica aplicada. Todavia, o conhecimento adquirido por Edgar não foi somente absorvido em seus inúmeros livros expostos em sua biblioteca pessoal, Edgar teve o privilégio de vivenciar na prática a experiência de se preparar fisicamente e psicologicamente para qualificar-se e representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e Atlanta (1996).
Ao longo de sua carreira, conviveu e treinou com os medalhistas e melhores atletas de meio-fundo do país, como: Agberto Guimarães, Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa, Osmar Barbosa, Wander do Prado Moura, Hudson de Souza e Daniel das Neves.
Carreira Atlética
Durante sua carreira atlética com duração de 15 anos, Edgar obteve expressivas marcas e títulos nacionais e internacionais nas provas de 800m até 5000m. Uma das mais importantes conquistas de sua carreira foi ter alcançado o índice A exigido (3min37seg nos 1500m) para os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.
Depois deste feito, conquistou em abril de 1996 a medalha de prata no mundial de revezamento de maratona na Dinamarca e meses depois estava representando o Brasil novamente no seu segundo Jogos Olímpicos em Atlanta. E para realizar estes extraordinários feitos, executou diariamente com muita dedicação e perseverança os árduos treinamentos para alcançar os índices de qualificação exigidos pela Federação Internacional de Atletismo – IAAF. Concretizando assim, o seu objetivo de representar pela segunda vez na sua carreira o Brasil no evento esportivo mais importante do planeta.
Atualmente, Edgar exerce o cargo de Coordenador Técnico no Instituto Internacional Correr Bem, onde desenvolve programas de atividades físicas para a descoberta de jovens talentos no atletismo e na melhora do condicionamento físico de pessoas de diferentes faixas etárias.